Proposituras

Projeto de Decreto Legislativo nº 60, de 2021

Compartilhe

Susta os efeitos do artigo 38 do Decreto nº 65.964, de 27 de agosto de 2021, que trata da contribuição de aposentados e pensionistas para manutenção do Regime Próprio de Previdência do Estado.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º – Ficam sustados os efeitos do artigo 38 do Decreto nº 65.964, de 27 de agosto de 2021, que regulamenta a Lei Complementar nº 1.354, de 6 de março de 2020, para fixar procedimentos para concessão de aposentadorias e pensões por morte e disciplinar o custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de São Paulo – RPPS e dá outras providências correlatas, especificamente no que tange aos critérios de contribuição de aposentados e pensionistas.

Artigo 2º – Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Pouco mais de um ano após a edição do Decreto nº 65.021/2020, que estabelece o confisco de parte das aposentadorias e pensões sob a alegação de “déficit atuarial” da SPPrev, o Governo Estadual publica novo Decreto, reiterando a cobrança de proventos e aposentadorias.

O Decreto 65.021/2020 ainda está em vigor, e contra ele está em trâmite o PDL 22/2020, que inclusive se volta contra a decretação (sem auditoria ou comprovação) do alegado déficit atuarial, que vem justificando a cobrança complementar.

Este novo Decreto fixa os procedimentos de concessão de aposentadorias e pensões, mas vai além ao estabelecer regras e percentuais de contribuição de aposentados e pensionistas, bem como ao se antecipar e impor alíquotas “se houver declaração de déficit atuarial”.

E é neste ponto que o Decreto extrapola suas competências, por novamente antever a cobrança – já feita há mais de um ano – sem auditoria sobre a situação atuarial do caixa do instituto de previdência estadual.

Eis a justificativa para esta propositura.

Deixe seu comentário sobre o assunto

Veja outras notícias do mandato

Proposituras