Imprensa

Programa Ideias e Debates aborda impacto dos descontos em aposentadorias e pensões

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Transmitido pela Rede Alesp em 24/3, o programa Ideias e Debates teve como tema o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 22/2020, de Carlos Giannazi (PSOL). A iniciativa tem por objetivo anular o Decreto 65.021, de João Doria, que instituiu o desconto de 12% a 14% nas aposentadorias com valor abaixo do teto do INSS (R$ 6.433,57). “O Parlamento tem de se redimir com essas pessoas. Foi a Casa que deu poder ao governador para que fizesse esse confisco”, afirmou o deputado

O programa apresentado por Guga Mendonça inovou quando foi além dos aspectos técnicos e regimentais e deu voz a três servidoras aposentadas que sentem as consequências desse desconto na hora de fechar as contas do mês. Uma delas é a agente de segurança penitenciária Isabel Domingues, que coordena nas redes sociais um grupo de 100 mil pessoas na luta pelo fim do confisco. “Estamos sempre no vermelho desde que chegou esse desconto. É um desespero ter de decidir o que vai ser priorizado, se o alimento ou remédio”, relatou.

A supervisora de ensino Lolita Munin concorda com Giannazi quanto a esse desconto ser um verdadeiro assalto. Confessando que não estava “muito antenada” quando Doria editou a Decreto 65.021, ela chegou a pensar que sua conta havia sido hackeada. “Depois eu descobri que o hacker era o governo.” Lolita citou casos muito piores, em que os aposentados não se deram conta da redução no holerite e, sem saber, começaram a entrar no cheque especial por causa das parcelas dos empréstimos consignados.

Deixe seu comentário sobre o assunto

Veja outras notícias do mandato