Prefeitura tem de homologar concursos até 15/8 para poder dar posse em 2020

09 de julho de 2020 – 

O deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi (ambos do PSOL) estão fazendo gestões nas duas casas legislativas pela homologação dos concursos realizados em 2019 para 1.589 vagas de assistente técnico de educação (ATE) e 1.057 de coordenador pedagógico (CP). O ato administrativo tem de ocorrer até a primeira quinzena de agosto, três meses antes das eleições, caso contrário a posse dos aprovados somente poderá ocorrer em 2021.

 

Mesmo acreditando inviável o retorno às aulas em setembro, a professora Sílvia Cândido, agora aprovada no acesso a CP, considera fundamental a posse dos efetivos, já que serão eles os responsáveis pelo projeto pós-pandemia.

 

A professora Eleni Carvalho já atua como CP por designação, mas ressaltou que o concurso público é a única maneira de evitar nepotismo e clientelismo. Ela citou a lei que prevê concurso sempre que houver 5% de cargos vagos, mas disse que havia 51% de vacância quando foi lançado o edital de 2019.

 

Entre os representantes dos futuros ATEs, Rogério Ferreira destacou que provavelmente caberá a esses profissionais a checagem de temperatura dos alunos durante a entrada, bem como a fiscalização do uso das máscaras nos pátios e corredores. Por isso é fundamental que as escolas tenham seus módulos completos.