Quadro de apoio da Defensoria Pública comemora 10 anos

09 de agosto de 2019

 

A Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira (5/8) ato solene em homenagem aos 10 anos de atividade dos primeiros servidores da Defensoria Pública do Estado. A formação do quadro de apoio foi um importante marco para a autonomia da instituição que, a despeito da previsão constitucional e da capacidade econômica de São Paulo, foi uma das últimas a ser criada, em 2006, 18 anos após a promulgação da Constituição Federal.

 

A cerimônia foi uma iniciativa da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública (Asdpesp) em conjunto com o deputado Carlos Giannazi, apoiador da Defensoria desde o movimento em defesa de sua criação, iniciado em 2002, até a atual luta pela valorização das carreiras de agente, oficial e assistente técnico.

 

Brunno Gozzi, coordenador-geral da Asdpesp, ressaltou que, nos dez anos de existência dessas categorias, já houve muitos avanços em termos de remuneração, embora os valores continuem muito abaixo do justo e necessário.

 

Entre os homenageados, o servidor de matrícula 001, Denis Arteaga, reforçou a união entre agentes, oficiais e comissionados em defesa da instituição e da população beneficiária dos serviços. Já Simone Yamada, representando os primeiros concursados que ingressaram em 2009, destacou a luta diária por um atendimento humano e de qualidade.

 

Também participaram da cerimônia o defensor público-geral Davi Depiné Filho e a primeira defensora pública-geral, Cristina Guelfi Gonçalves.