Giannazi quer aumentar os recursos para as universidades estaduais

 

Foto: Giannazi na reunião do colégio de líderes com os reprepresentantes do Forum das Seis, João Chaves (esq.), César Minti (centro) e Paulo César Ducatte (dir.)

 

O Deputado Carlos Giannazi (PSOL) está empenhado na solução da crise de financiamento das universidades públicas estaduais. Giannazi está trabalhando lado a lado com representantes dos corpos docentes, funcionários e alunos da USP, UNESP, UNICAMP e também do Centro Paula Souza.
O mandato realizou audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema. Nesta ocasião constatou-se que os valores repassados pelo Governo do Estado estão mostrando-se insuficientes para garantir a continuidade do funcionamento das três universidades.
Estamos em período de discussões das diretrizes da lei orçamentária de 2018 e Giannazi está apresentando emendas para ampliar os repasses às Universidades Públicas. Outra ação do mandato, foi ter conseguido que os sindicatos que representam os servidores e funcionários pudessem participar pessoalmente de uma reunião do Colégio de Líderes da ALESP, para expor o problema e fazer suas reivindicações.
Giannazi está convencido de que não há crise financeira que justifique a erosão na qualidade de nossas universidades. Basta ver como Alckmin continua generoso em seus programas de isenção de impostos e parcelamento de dívida para os grandes empresários.
O que ocorre é que na última década, enquanto houve uma expansão dos cursos e do número de alunos (que chegaram a triplicar em alguns casos); os repasses caíram vertiginosamente, deixando as Universidades de receber mais de R$1 Bilhão de reais, somente entre 2014 e 2016.